Agência France-Presse
postado em 17/10/2013 15:07
Um comando rebelde matou um chefe militar dos serviços de inteligência sírios na província de Deir Ezzor, informou nesta quinta-feira (17/10) a rede de televisão estatal."O general Jamaa Jamaa caiu como um mártir no cumprimento de seu dever a serviço da Síria e de seu povo, combatendo os terroristas em Deir Ezzor", indicou a fonte.
Jamaa dirigia os serviços de inteligência militares em Deir Ezzor, a maior cidade do leste da Síria, onde os rebeldes e as tropas do regime de Bashar al-Assad se enfrentam.
A rede de televisão não informou onde nem como o general morreu, mas segundo fóruns jihadistas ele foi morto em confrontos com combatentes jihadistas na cidade.
Jamaa era um dos funcionários de alto escalão da segurança do exército sírio quando ele foi mobilizado no Líbano, entre 1976 e 2005.
Ele foi interrogado no âmbito da investigação do assassinato do ex-primeiro-ministro libanês Rafic Hariri, em fevereiro de 2005, e colocado pelos Estados Unidos na lista negra das pessoas suspeitas de apoiar as atividades terroristas e de desestabilizar o Líbano.