Mundo

Suspeito norueguês em ataque de Nairóbi se chama Hassan Abdi Dhuhulow

Informação foi dada por uma investigação da BBC

Agência France-Presse
postado em 18/10/2013 08:58
Atentado a shopping ocorreu em setembro; pelo menos 67 pessoas morreram
Nairóbi - A polícia norueguesa apontou um norueguês de origem somali de 23 anos, Hassan Abdi Dhuhulow, como suspeito de ter participado do ataque ao centro comercial Westgate de Nairóbi em setembro, segundo uma investigação da BBC. O jovem, nascido na Somália, chegou em 1999 à Noruega, onde sua família estava refugiada, segundo familiares e amigos interrogados pela BBC em Larvik, 135 km ao sul de Oslo, para uma investigação divulgada na noite de quinta-feira (17/10). "Tinha posições muito extremistas, não gostava da vida na Noruega", disse um de seus antigos vizinhos, Morten Henriksen, ao falar sobre o suspeito quando era adolescente.



[SAIBAMAIS]O PST, o serviço de inteligência norueguês, anunciou em 10 de outubro a abertura de uma investigação para estabelecer o possível envolvimento de um nacional norueguês de origem somali no planejamento e na execução do ataque, reivindicado por insurgentes islamitas shebab somalis vinculados à Al-Qaeda. O PST também indicou que investigadores noruegueses se deslocaram a Nairóbi para colaborar com seus colegas quenianos.

Segundo a BBC, Hassan Abdi Dhuhulow seria um dos quatro homens do comando islamita identificado pelos investigadores. Um parente do jovem negou estas informações à rede de televisão norueguesa, mas indicou que Hassan Abdi Dhuhulow chegou à Somália há algum tempo, sem especificar quando ou o motivo. Na manhã desta sexta-feira (18/10), a AFP não conseguiu contactar diretamente o serviço de inteligência norueguês ou a família do jovem.

O ataque ao Westgate começou no dia 21 de setembro e se prolongou por vários dias, deixando ao menos 67 mortos e 23 desaparecidos. Com base nas imagens das câmeras de segurança, as autoridades quenianas revisaram em baixa o número estimado de membros do comando que realizou o ataque, passando dos 10 a 15 islamitas iniciais para entre seis e quatro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação