Mundo

JPMorgan pagará US$4 bilhões para pôr fim a demanda de regulador

Agência Federal de Financiamento de Habitação acusa JPMorgan de ter enganado os organismos paraestatais Fannie Mae e Freddie Mac ao vender-lhes títulos derivativos de créditos hipotecários de alto risco (conhecidos como 'subprime')

Agência France-Presse
postado em 18/10/2013 20:10
Nova York - O JPMorgan Chase, primeiro banco norte-americano, pagará a quantia recorde de 4 bilhões de dólares para pôr fim às ações de um regulador de empréstimos imobiliários nos Estados Unidos (FHFA), afirmou nesta sexta-feira (18/10) o The Wall Street Journal, citando fontes próximas ao caso.

A Agência Federal de Financiamento de Habitação (FHFA na sigla em inglês) acusa o JPMorgan de ter enganado os organismos paraestatais Fannie Mae e Freddie Mac ao vender-lhes, antes da crise de 2008, títulos derivativos de créditos hipotecários de alto risco (conhecidos como ;subprime;)

Se for confirmada esta quantia, será inferior aos 6 bilhões de dólares que a FHFA exigiu inicialmente, acrescentou o jornal.

Leia mais notícias em Mundo


Um porta-voz do JPMorgan Chase se negou a comentar a informação. O primeiro banco norte-americano em termos de ativos é objeto de múltiplas ações por parte de diferentes organismos estatais dos Estados Unidos.

O JPMorgan pagou recentemente mais de 1 bilhão de dólares por uma ação ligada ao caso conhecido como a "baleia de Londres", o apelido de um trader francês residente na Grande Bretanha em razão de suas arriscadas operações com derivativos que geraram ao banco perdas de 6 bilhões de dólares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação