Agência France-Presse
postado em 19/10/2013 16:34
Nova York - O FBI encarregou sua unidade antiterrorista de investigar uma série de incidentes com raios laser envolvendo aviões que pousam em Nova York, informou a Polícia Federal.Em um comunicado com data de ontem, o FBI afirma que este tipo de incidente, que pode "cegar um piloto", aumentou 17% desde o ano passado.
Os dois últimos aconteceram na última terça-feira. O primeiro apontava às 19h30 para um voo da companhia regional Shuttle America, cuja cabine foi "iluminada por um laser verde durante sua aproximação final do aeroporto de La Guardia". O episódio, que não deixou feridos, aconteceu a 10km da pista, e o feixe luminoso vinha do bairro do Bronx.
O segundo incidente aconteceu três horas mais tarde. Um avião particular reportou um laser proveniente do Queens, 3km a sudoeste de La Guardia.
Leia mais notícias em Mundo
Ninguém ficou ferido, mas o laser pode "cegar um piloto e sua equipe, temporária ou permanentemente", assinalou o FBI, que pediu ajuda aos cidadãos para encontrar os responsáveis pelos incidentes. "Vários pilotos de linhas comerciais ficaram seriamente feridos nos primeiros meses do ano", acrescentou o FBI, citando uma "retina queimada".
A Polícia Federal oferece uma recompensa não determinada por qualquer informação que permita deter os autores.