Mundo

Furacão Raymond de categoria 3 ameaça litoral do Pacífico mexicano

O ciclone, o oitavo da temporada 2013, registra ventos de 195 km/h e rajadas de 240 km/h

Agência France-Presse
postado em 21/10/2013 15:01
Acapulco - O furacão Raymond se fortaleceu na madrugada desta segunda-feira (21/10) e alcançou a categoria 3, das cinco da escala Saffir-Simpson, perto do litoral do Oceano Pacífico mexicano.

O ciclone, o oitavo da temporada 2013, registra ventos de 195 km/h e rajadas de 240 km/h, informou o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) do México. Os especialistas preveem um fortalecimento de Raymond nas próximas horas.

Raymond, no entanto, freou seu avanço e mantém agora um deslocamento lento de 4 km/h norte, na direção do litoral, estando a 265 km do porto turístico de Acapulco.



Segundo o SMN, Raymond deve alterar sua trajetória e atingir a costa mexicana, onde pode causar fortes chuvas. Raymond é o primeiro furacão que chega à categoria 3 na atual temporada. O último fenômeno desta magnitude que tocou em terras mexicanas foi Karl, em setembro de 2010 que, combinado com a tempestade Matthew, deixou 16 mortos no litoral Atlântico.

Em meados de setembro, o fenômeno meteorológico Manuel tocou em terra no estado mexicano de Guerrero, enquanto que outro ciclone, o Ingrid, golpeava de forma quase simultânea o litoral oposto, no Golfo do México. Os dois alcançaram força de furacão antes de se dissipar, deixando em sua passagem um saldo de 157 mortos.


Guerrero foi o estado mais afetado por Manuel, onde foram registrados 101 mortos. Na região montanhosa, um grande deslizamento de terra e pedras sepultou parcialmente uma comunidade, deixando dezenas de desaparecidos, enquanto no porto de Acapulco, dezenas de milhares de turistas, entre os quais vários brasileiros, ficaram presos durante dias devido ao fechamento do aeroporto e das estradas.

Raymond, que também provocará chuvas em Jalisco e Colima (oeste), estará interagindo com uma frente fria que, segundo previsões, chegará ao México nas próximas horas, entrando pelos estados de Chihuahua e Coahuila (norte) e estão previstas fortes chuvas a partir de terça-feira tanto no norte quanto no oeste.

Antes de Raymond, o último fenômeno a chegar à categoria 3 a tocar terra no México foi Karl, em setembro de 2010 que, combinado com a tempestade Matthew, deixou 16 mortos no litoral Atlântico.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação