Mundo

Denúncias de espionagem dos EUA serão analisadas pela CIDH

Segundo o responsável, o progresso tecnológico nas comunicações representa "novos desafios" para os organismos de direitos humanos

Agência France-Presse
postado em 21/10/2013 21:34
Washington - As denúncias de espionagem dos Estados Unidos contra diversos países serão revisadas durante o próximo período de sessões da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), que começa na próxima semana, anunciou o órgão nesta segunda-feira.

"Para a Comissão, é motivo de enorme preocupação" as denúncias de espionagem por parte dos Estados Unidos contra particulares e governos estrangeiros no último ano, disse o secretário-executivo da CIDH, Emilio Álvarez.

"Estamos vendo que o tema está ganhando proporção e é parte da agenda de liberdade de expressão", assinalou Álvarez à imprensa em Washington, sede da Comissão.

Segundo o responsável, o progresso tecnológico nas comunicações representa "novos desafios" para os organismos de direitos humanos, que devem gerar uma discussão para estabelecer as regras sobre liberdade de expressão, privacidade e os mecanismos de controle dos Estados.

Durante uma semana, a CIDH celebrará 52 audiências para revisar casos de supostas violações dos direitos humanos em 18 países.

Da audiência sobre vigilância das comunicações participarão a ACLU - organização não governamental americana de defesa das liberdades civis - e representantes do governo dos Estados Unidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação