Mundo

Maduro recebe Fernando Pimentel para revisar cooperação com Brasil

Presidente venezuelano disse que explicou aos brasileiros que no país existe "um problema de guerra econômica", que provocou a escassez de alguns produtos

Agência France-Presse
postado em 22/10/2013 07:56
Caracas - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, recebeu na segunda-feira (22/10) em Caracas o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, Fernando Pimentel, para revisar a cooperação bilateral. "Revisamos e ratificamos a aliança industrial produtiva, para o desenvolvimento e a diversificação de nossa pátria, que temos com o Brasil", disse Maduro após um encontro de uma hora com Pimentel.

Maduro disse que explicou aos brasileiros que na Venezuela existe "um problema de guerra econômica", que provocou a escassez de alguns produtos. De acordo com o presidente, a delegação se mostrou aberta a ajudar o país vizinho. "Sabemos que toda a força política do povo da Venezuela está em jogo, deve reagir a esta guerra econômica e nós viemos para dizer: estamos juntos e vamos vencer esta batalha", afirmou Pimentel.



Na reunião, que também teve a presença do assessor de assuntos internacionais da presidente Dilma Rousseff, Marco Aurélio Garcia, foram revisadas as áreas nas quais "avançamos em investimentos, em presença de empresas brasileiras para a industrialização da Venezuela e para a produção de alimentos" no marco do Mercosul, disse Maduro.

Nos últimos meses, os venezuelanos sofreram com a falta de produtos com açúcar, leite ou papel higiênico, que segundo os empresários foi provocada pelo atraso na entrega de divisas, em um país com controle cambial desde 2003, para importações, das quais a Venezuela é muito dependente.

Maduro acusa a oposição e os empresários privados, incluindo a principal confederação de indústrias, Fedecámaras, de responsabilidade em uma "guerra econômica" para provocar descontentamento social. Venezuela e Brasil assinaram dezenas de acordos cooperação nas áreas de energia, alimentação, indústria, tecnologia, entre outros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação