Mundo

França reitera pedido de explicações sobre espionagem aos Estados Unidos

O chefe da diplomacia francesa "reiterou" ao colega americano o "pedido de explicações

Agência France-Presse
postado em 22/10/2013 08:23
Paris - O chanceler francês Laurent Fabius voltou a apresentar ao secretário de Estado americano, John Kerry, um pedido de explicações sobre o programa de espionagem mundial dos serviços de inteligência dos Estados Unidos, inclui ações na França. O chefe da diplomacia francesa "reiterou" ao colega americano o "pedido de explicações sobre as inaceitáveis práticas de espionagem entre sócios, que devem cessar", afirmou o porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Romain Nadal.

[SAIBAMAIS]A reunião, que já estava prevista antes da divulgação de novas revelações sobre a espionagem americana, aconteceu pouco antes da viagem de Fabius e Kerry para Londres, onde participarão em um encontro sobre a Síria.



Kerry declarou na segunda-feira à noite que o governo dos Estados Unidos discutiria com a França, seu "antigo aliado", o programa de espionagem mundial da NSA (Agência de Segurança Nacional), após os protestos de Paris provocados pelas revelações do jornal Le Monde sobre a magnitude das práticas. "Teremos discussões bilaterais, incluindo nossos sócios franceses, para solucionar o tema", disse Kerry.

Questionada sobre o caso, a porta-voz do governo francês, Najat Vallaud-Belkacem, afirmou que é preciso "evitar uma escalada" e que o importante é continuar o trabalho "a nível europeu para que o continente tenha uma diretriz sobre a proteção de dados pessoais".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação