Mundo

União Europeia retomará negociações de adesão com a Turquia

A Comissão Europeia apresentou na semana passada o relatório anual sobre o estado das adesões

Agência France-Presse
postado em 22/10/2013 08:30
Bruxelas - A União Europeia (UE) decidiu nesta terça-feira (22/10) retomar as negociações de adesão da Turquia, depois de três anos de interrupção, anunciou a presidência lituana do bloco. Os ministros das Relações Exteriores dos 28 países da UE, reunidos em Luxemburgo, aceitaram as recomendações da Comissão Europeia para retomar as negociações em 5 de novembro.

Nesta data, as duas partes abrirão o capítulo 22, sobre política regional, destacou a presidência lituana da UE em um comunicado. Até o momento, o bloco e a Turquia abriram 13 dos 35 capítulos incluídos nas negociações, mas apenas um foi concluído. Os ministros da UE destacaram o avanço em junho, mas a decisão foi adiada por pressão da Alemanha após a repressão das forças de segurança turcas contra uma onda protestos antigovernamentais.



A Comissão Europeia (o Executivo da UE) apresentou na semana passada o relatório anual sobre o estado das adesões. No documento, denunciava o uso excessivo da força pela polícia turca, mas também elogiou os "passos importantes" do país na democracia. "A decisão de hoje é um passo importante", afirma em um comunicado o comissário europeu para a Ampliação, Stefan Füle.

A Turquia apresentou o pedido de adesão em 1987 e as negociações começaram oficialmente em 2005. França e Alemanha têm, no entanto, reservas sobre a entrada de um país de cultura majoritariamente muçulmana na UE e a respeito da falta de solução sobre a ilha de Chipre, que tem a região norte ocupada desde 1974 por tropas turcas. A UE condiciona a abertura de novos capítulos ao reconhecimento da República de Chipre por Ancara.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação