Mundo

EUA 'lamentam profundamente' retomada da violência em Moçambique

Ex-rebeldes da Renamo atacaram uma delegacia no centro de Moçambique em represália pelo ataque em uma base militar cometido pelas tropas governamentais

Agência France-Presse
postado em 22/10/2013 12:01
Maputo - Os Estados Unidos lamentam "profundamente a retomada de atos violentos" em Moçambique, indicou nesta terça-feira (22/10) a embaixada americana em Moçambique, após os confrontos armados de segunda e terça-feira entre ex-rebeldes da Renamo e as tropas governamentais.

"Lamentamos profundamente a retomada dos atos violentos e pedimos a todas as partes que deem mostras de contenção e tomem medidas visíveis e eficazes para acalmar as tensões e evitar os riscos de escalada do conflito", declarou a embaixada em um comunicado publicado em português, a língua nacional de Moçambique.

Ex-rebeldes da Renamo atacaram na manhã desta terça-feira (22) uma delegacia no centro de Moçambique em represália pelo ataque de sua base militar cometido na segunda-feira (21/10) pelas tropas governamentais, o que aumenta os temores de um retorno à guerra civil após duas décadas de uma paz precária.



"Convocamos todas as partes a iniciarem um diálogo pacífico e construtivo para resolver suas divergências", acrescentou a embaixada americana. "A comunidade internacional e todos os moçambicanos se interessam em ver a paz ancorada firmemente no caminho do desenvolvimento", concluiu o comunicado.

Na noite de segunda-feira, ex-rebeldes da Renamo cancelaram um acordo de paz de 1992, que colocou fim a 16 anos de guerra civil, após o ataque das forças governamentais contra sua base no centro do país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação