Mundo

Amigos da Síria concordam que Assad não pode ter papel em futuro governo

Este acordo só é possível com o consentimento da Coalizão Nacional Síria

Agência France-Presse
postado em 22/10/2013 13:28
Londres - Os "Amigos da Síria" concordam que o presidente sírio Bashar Al-Assad "não pode ter nenhum papel em um futuro governo", declarou o chefe da diplomacia britânica William Hague, que evocou "uma aprovação geral" neste sentido em Londres.

"Por definição, aprovação geral significa que este acordo só é possível com o consentimento da Coalizão Nacional Síria para que Assad não desempenhe nenhum papel no futuro governo sírio", ressaltou William Hague, durante uma coletiva de imprensa após a reunião de onze países ocidentais e árabes com representantes da oposição, em Londres nesta terça-feira (22/10).



No comunicado final da reunião, o "Grupo de Amigos da Síria" também insistiu em um acordo mútuo, ressaltando que "Assad e seus colaboradores mais próximos com sangue em suas mãos não terão papel na Síria". "Nós precisamos que prestem contas pelos atos cometidos durante o conflito", diz o texto.

William Hague acrescentou que "não pode haver uma solução política e pacífica na Síria sem a participação da oposição moderada".

Os onze países ocidentais e árabes do "Grupo de Amigos da Síria" ainda tentam superar os obstáculos para a realização de uma conferência de paz em Genebra, prevista para novembro. O principal deles é o boicote de grande parte da oposição. O presidente Assad também apresenta alguma resistência a esse encontro por considerá-lo prematuro. "Nós também concordamos com o fato de que a oposição síria, incluindo grupos armados moderados, continua a precisar do nosso apoio", acrescentou o ministro das Relações Exteriores britânico.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação