Mundo

Índia anuncia nova data de lançamento da primeira missão a Marte

Sonda de 1,3 tonelada será lançada a bordo de um foguete de 350 toneladas de Sriharikota, na Baía de Bengala, cerca de 80 km a nordeste de Chennai

Agência France-Presse
postado em 22/10/2013 16:31
O lançamento da ;Mars Orbiter Mission; não tripulada teve que ser remarcado depois que a Agência Espacial Indiana (ISRO) informou no fim de semana que não conseguiria realizá-lo em 28 de outubro, conforme o esperado.

Dois navios indianos foram enviados para as ilhas Fiji, no Oceano Pacífico, para fazer um rastreamento constante do foguete, mas um deles demorou em chegar devido ao mau tempo.

[SAIBAMAIS]"A ;Mars Orbiter Mission; foi remarcada para 5 de novembro e sua nave espacial será lançada às 14h36 IST (horário indiano padrão) do centro espacial de Sriharikota", declarou à AFP o porta-voz da ISRO, Deviprasad Karnik.

Leia mais notícias em Mundo

A sonda de 1,3 tonelada será lançada a bordo de um foguete de 350 toneladas de Sriharikota, na Baía de Bengala, cerca de 80 km a nordeste de Chennai. A missão marciana, que deve durar nove meses, foi aprovada pelo governo com um orçamento de 4,5 bilhões de rúpias (US$ 73 milhões).

Para a Índia, a missão representará um passo significativo para seu programa espacial, que já conseguiu enviar uma sonda para a Lua e desperta o orgulho nacional do país de 1,2 bilhão de habitantes.

Mas os gastos com esta missão também têm recebido críticas, em um país em que o governo luta para combater a pobreza que aflige grande parte da população, assim como importantes problemas de infraestrutura. Uma série de países já enviou missões a Marte, como Estados Unidos, Rússia, Japão e China.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação