Mundo

Parlamento grego suspende ajuda estatal ao 'Aurora Dourada'

Os deputados da "Aurora Dourada" qualificaram a lei de "inconstitucional" e abandonaram a sala durante a votação

Agência France-Presse
postado em 22/10/2013 23:29
Atenas - O parlamento grego adotou na noite desta terça-feira uma lei que suspende a ajuda estatal ao partido neonazista "Aurora Dourada", que teve seis deputados denunciados por "formação de quadrilha".

O texto foi adotado por 235 dos 300 membros da Assembleia, com o apoio da coalizão governamental direita-socialistas e do principal partido da oposição, Syriza, da esquerda radical.

Os deputados da "Aurora Dourada" qualificaram a lei de "inconstitucional" e abandonaram a sala durante a votação.

O texto prevê "a suspensão de toda a ajuda estatal a partidos, cujo dirigente (...) ou a décima parte de seus representantes eleitos sejam processados por constituir ou participar de uma organização criminosa", o que é o caso do "Aurora Dourada".

A aprovação dessa emenda faz parte da ofensiva governamental contra o "Aurora Dourada". As autoridades já prenderam diversos militantes neonazistas, devido ao assassinato, em 18 de setembro, de um rapper antifascista por um membro deste partido.

Até o momento, seis membros do "Aurora Dourada" foram denunciados por "formação de quadrilha", o que equivale à terça parte do partido, que conta com 18 cadeiras no Parlamento.

Três dos denunciados, entre eles o chefe do partido, Nikos Michaloliakos, estão em prisão preventiva na penitenciária de Korydallos, na região de Atenas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação