Agência France-Presse
postado em 23/10/2013 08:54
Jerusalém - O atual prefeito de Jerusalém, Nir Barkat, derrotou com 51% dos votos Moshe Lion, candidato do partido Likud e ex-chefe de gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, nas eleições municipais de terça-feira (22/10). Os prefeitos das grandes cidades de Israel, como Tel Avivi e Haifa, também foram reeleitos em uma votação marcada pelo alto índice de abstenção, segundo os números do ministério do Interior.
O candidato de direita Moshe Lion, que sonhava em captar o voto religioso, fracassou na tentativa de derrotar Barkat, um empresário apoiado pelos setores laicos. Os prefeitos de Tel Aviv e de Haifa, o trabalhista Ron Huldai e Yona Yahav, do partido Kadima, também foram reeleitos.
O ministério do Interior anunciou que a taxa de participação final ainda não estava determinada, mas que era possível afirmar que foi inferior a 50%. Nas eleições municipais de 2008, o índice de participação foi de 51,85%. Assim como na votação anterior, a participação foi maior nos setores ultraortodoxos judeus e nas cidades com importante população árabe. Apenas duas mulheres foram eleitas prefeitas em um total de 191 municípios.