Mundo

Jornal francês mantém informações sobre espionagem, após acusação dos EUA

O diretor dos serviços de inteligência dos Estados Unidos afirmou que as informações do jornal continham informações "inexatas e enganosas" sobre as atividades de espionagem

Agência France-Presse
postado em 23/10/2013 09:27
Paris - O jornal francês Le Monde ratificou nesta quarta-feira (23/10) as informações sobre as operações de espionagem em massa da NSA na França, apontadas como falsas pelo diretor dos serviços de inteligência dos Estados Unidos, James Clapper. O diretor, que lidera 16 agências de inteligência americanas, entre elas a NSA, afirmou que as informações do Le Monde continham informações "inexatas e enganosas" sobre as atividades de espionagem dos Estados Unidos.

"A informação de que a Agência de Segurança Nacional (NSA) realizou mais de 70 milhões de gravações de dados telefônicos de cidadãos franceses é falsa", disse Clapper, sem fornecer mais detalhes. Em resposta, o Le Monde publicou nesta quarta-feira em seu site o "documento procedente da NSA questionado por Clapper". Trata-se de um "gráfico que descreve a magnitude das vigilâncias telefônicas realizadas na França".



[SAIBAMAIS]O gráfico "indica claramente que os dados de 70,3 milhões de comunicações francesas foram gravados pela agência" entre 10 de dezembro de 2012 e 8 de janeiro de 2013, insiste o Le Monde. O Le Monde, bcom base documentos revelados pelo ex-consultor da NSA Edward Snowden, também publicou novas revelações sobre as escutas das embaixadas da França em Washington e na ONU em Nova York.

Após a publicação das informações, o presidente francês, François Holande, comunicou ao seu colega americano Barack Obama a profunda reprovação por tais práticas inaceitáveis de seu aliado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação