Mundo

Níger lidera progressos em redução da mortalidade infantil, aponta ONG

A taxa de mortes desnecessárias de crianças com menos de cinco anos ainda é elevada no Níger, mas caiu significativamente dois terços, de 326 crianças em cada mil em 1990 para 114 em cada mil em 2012

Agência France-Presse
postado em 23/10/2013 10:12
Nova York - O Níger é o país que realizou os maiores progressos no mundo no combate à mortalidade infantil desde 1990, segundo um estudo da organização Save The Children divulgado nesta quarta-feira (23/10). Libéria, Ruanda, Indonésia, Madagascar, Índia, China, Egito, Tanzânia e Moçambique também estão entre as 10 nações que mais avançaram neste combate, de acordo com o estudo da ONG.

Já os países que tiveram menos progressos foram Haiti, Papua Nova Guiné e Guiné Equatorial, afirmou o relatório. A taxa de mortes desnecessárias de crianças com menos de cinco anos ainda é elevada no Níger, mas caiu significativamente dois terços, de 326 crianças em cada mil em 1990 para 114 em cada mil em 2012.



Boa parte do sucesso do Níger é explicado pela melhora da renda. Apesar de ser uma das nações mais pobres do mundo, o país implementou programas nutricionais e acesso a cuidados médicos gratuitos para as mulheres grávidas e as crianças. O relatório analisa como 75 países, que informam sobre quase todas as mortes materno-infantis, avançam em direção ao objetivo do Milênio da ONU na questão da mortalidade infantil.

"Apesar de ter escassos recursos e secas de forma recorrente, o Níger diminuiu o número de mortes desnecessárias de menores de cinco anos quase por dois terços desde 1990 e está a caminho de alcançar o objetivo global da ONU em mortalidade infantil", afirma o documento. "O avanço do país é surpreendente porque - diferentemente de outros - conseguiu melhorar a renda de grupos sociais, tanto em zonas rurais quanto urbanas", acrescenta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação