Mundo

Celular de Merkel pode ter sido espionado pelos EUA, afirmou a chancelaria

O comunicado da chancelaria alemã acrescentou que Merkel telefonou hoje ao presidente Obama

Agência France-Presse
postado em 23/10/2013 16:18
Berlim - O celular da chanceler alemã Angela Merkel pode ter sido espionado pelos serviços secretos americanos e a chancelaria já entrou em contato com o presidente Obama a este respeito, afirmou nesta quarta-feira (23/10) o gabinete da chanceler.

"O governo federal obteve informações segundo as quais o celular da chanceler pode ter sido grampeado pelos serviços americanos", ressaltou um comunicado da chancelaria alemã, acrescentando que Merkel "telefonou hoje ao presidente Obama".



"Ela afirmou claramente que se tais práticas forem confirmadas, ela as desaprovará categoricamente e vai considerá-las totalmente inaceitáveis", segundo o comunicado.

"Entre amigos próximos e países parceiros, como é o caso da República Federal da Alemanha e dos Estados Unidos há décadas, a espionagem de um chefe de governo não pode existir. Seria um forte golpe na confiança" mútua, ressalta o comunicado. "Tais práticas devem cessar imediatamente", acrescenta.

Em Washington, o porta-voz da Presidência americana, Jay Carney, indicou que, durante a conversa telefônica entre Obama e Merkel, "o presidente assegurou à chanceler que os Estados Unidos não espionam e não espionarão as comunicações da chanceler".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação