Agência France-Presse
postado em 23/10/2013 20:40
Os Estados Unidos tentavam nesta quarta-feira (23/10) persuadir a oposição síria a se somar às negociações de paz previstas para o mês de novembro.O embaixador dos EUA na Síria, Robert Ford, que construiu uma relação muito estreita com os líderes opositores nos últimos anos, conversou com dirigentes da oposição em Istambul para atrai-los à mesa de negociações.
"O embaixador Ford está em Istambul enquanto mantemos encontros com a oposição para tentar persuadi-los a aderir" às negociações, disse a porta-voz do departamento de Estado Marie Harf.
As perspectivas de negociações de paz, sobre as quais se trabalha desde maio, foram reduzidas nesta quarta-feira quando líderes da Coalizão Nacional - o principal grupo da oposição síria - afirmaram que não assistirão às conversações programadas para Genebra, no final de novembro.
A oposição se nega a sentar na mesma mesa com os membros do regime sírio.
"A única coisa que estamos dispostos a negociar é a transferência de todo o poder e a saída do assassino em massa", afirmou o líder da Coalizão, Ahmad Jarba, sobre o presidente sírio, Bashar al Assad.