Mundo

Enviado dos EUA se reúne com rebeldes sírios sobre plano de paz

A oposição se nega a sentar na mesma mesa com os membros do regime sírio

Agência France-Presse
postado em 23/10/2013 20:40
Os Estados Unidos tentavam nesta quarta-feira (23/10) persuadir a oposição síria a se somar às negociações de paz previstas para o mês de novembro.

O embaixador dos EUA na Síria, Robert Ford, que construiu uma relação muito estreita com os líderes opositores nos últimos anos, conversou com dirigentes da oposição em Istambul para atrai-los à mesa de negociações.

"O embaixador Ford está em Istambul enquanto mantemos encontros com a oposição para tentar persuadi-los a aderir" às negociações, disse a porta-voz do departamento de Estado Marie Harf.

As perspectivas de negociações de paz, sobre as quais se trabalha desde maio, foram reduzidas nesta quarta-feira quando líderes da Coalizão Nacional - o principal grupo da oposição síria - afirmaram que não assistirão às conversações programadas para Genebra, no final de novembro.



A oposição se nega a sentar na mesma mesa com os membros do regime sírio.

"A única coisa que estamos dispostos a negociar é a transferência de todo o poder e a saída do assassino em massa", afirmou o líder da Coalizão, Ahmad Jarba, sobre o presidente sírio, Bashar al Assad.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação