Agência France-Presse
postado em 24/10/2013 09:52
Nova Délhi - O herdeiro da dinastia Nehru-Gandhi e possível candidato do Partido do Congresso nas eleições legislativas de 2014, Rahul Gandhi, afirmou que tem consciência do perigo que sua atividade política representa, mas que não tem medo. "Minha avó e meu pai foram assassinados e, amanhã, eu também poderia ser assassinado, mas isto não me preocupa", declarou o vice-presidente do Partido do Congresso em um discurso em Rajastão (norte da Índia).[SAIBAMAIS]A avó de Rahul Gandhi, a primeira-ministra Indira Gandhi, foi assassinada em 1984 por um de seus seguranças sikh, em um ato de vingança pela operação do exército contra o Templo Dourado da cidade de Amritsar, local de oração dos sikhs. Seu pai, Rajiv, teve o mesmo destino em 1991, durante um atentado suicida.
Durante o discurso, Rahul Gandhi citou as circunstâncias da morte de sua avó. "Lembro de ter visto o sangue de minha avó em um quarto e o dos seguranças em outro". "Eu era muito próximo deles. Um deles me ensinou a jogar badminton", completou Rahul Gandhi, a respeito dos seguranças da avó.
Geralmente discreto, Rahul Gandhi parece ter entrado de vez para a política. A menção ao temor de assassinato pode ser uma tentativa de isolar a oposição nacionalista hindu do Partido Bharatiya Janata (BJP). As pesquisas mais recentes mostram o Partido do Congresso, atualmente no poder, atrás do BJP.