Mundo

Coreia do Norte diz que conduzirá seis sul-coreanos à fronteira

Segundo o governo norte-coreano, a ação é um gesto de boa vontade que se inscreve em um contexto de degelo ainda frágil nas relações com a Coreia do Sul e os EUA

Agência France-Presse
postado em 24/10/2013 10:05
Seul - A Coreia do Norte anunciou nesta quinta-feira (24/10) que conduzirá à fronteira seis sul-coreanos não identificados, em um gesto de boa vontade que se inscreve em um contexto de degelo ainda frágil em suas relações com a Coreia do Sul e os Estados Unidos.

[SAIBAMAIS]A Coreia do Norte advertiu ao ministério sul-coreano da Unificação, responsável pelas relações intercoreanas, que a transferência irá ocorrer na sexta-feira em um povoado fronteiriço de Panmunjom, onde foi assinado o armistício que colocou fim à Guerra da Coreia, no dia 27 de julho de 1953. "Acabamos de receber um aviso de última hora da Coreia do Norte nos informando sobre o envio de seis sul-coreanos na manhã de sexta-feira", declarou à AFP um funcionário do ministério.



Em um comunicado, o ministério da Unificação lembra que a Coreia do Note anunciou a detenção em fevereiro de 2010 de quatro sul-coreanos que podem figurar entre os seis. "Nosso governo pediu sua identidade em várias ocasiões sem receber resposta", acrescentou o comunicado. A Coreia do Sul e a Coreia do Norte seguem tecnicamente em guerra desde 1953 pelo fato de nenhum tratado de paz ter ratificado o armistício.

Mais de 23.500 norte-coreanos se refugiaram no sul desde o fim do conflito, enquanto o número de foragidos do Sul ao Norte é ínfimo. Em um caso muito excepcional, no mês passado a guarda costeira sul-coreana matou um homem que tentava atravessar a fronteira a nado em pleno dia, se dirigindo à Coreia do Norte.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação