Mundo

Justiça alemã intervém em caso de espionagem telefônica a Merkel

A Procuradoria Federal iniciou um "procedimento de observação" durante o qual "pedirá a todas as autoridades que transmitam os elementos"

Agência France-Presse
postado em 24/10/2013 11:13
Berlim - A Procuradoria Federal alemã, encarregada de casos de espionagem, anunciou nesta quinta-feira (24/10) que estudava as informações segundo as quais o telefone celular da chanceler Angela Merkel teria sido grampeado pelos Estados Unidos. Até o momento, como prelúdio para uma eventual investigação formal, a Procuradoria Federal iniciou um "procedimento de observação" durante o qual "pedirá a todas as autoridades que transmitam os elementos" em sua posse sobre o caso, explicou seu porta-voz, Marcus Kohler, em um e-mail.

[SAIBAMAIS]A Procuradoria, localizada em Karlsruhe (oeste), já havia iniciado um procedimento similar no último verão (do hemisfério norte), após a publicação de informações sobre a vigilância eletrônica de cidadãos alemães pela agência americana de segurança NSA. A Procuradoria tenta determinar se houve violação às leis sobre a atividade dos serviços secretos estrangeiros em território alemão.



Angela Merkel telefonou na quarta-feira ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para exigir uma explicação, depois que foram reveladas informações sobre a possível espionagem de seu telefone celular por parte dos serviços secretos americanos. Mas Obama garantiu à chanceler que os Estados Unidos "não estavam espionando nem espionarão suas comunicações". Merkel indicou, por sua vez, que se for confirmado que seu celular foi grampeado pelos Estados Unidos, consideraria a situação totalmente inaceitável e seria um golpe duro para a confiança entre os dois países.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação