Mundo

Casa Branca se nega a dizer se os Estados Unidos espionaram Merkel

O porta-voz Jay Carney disse que a Casa Branca "não vai entrar em alegações específicas que foram feitas em relatórios públicos"

Agência France-Presse
postado em 24/10/2013 15:49
A Casa Branca negou-se nesta quinta-feira (24/10) a dizer se os Estados Unidos espionaram a chanceler alemã Angela Merkel, em meio às notícias de que Washington grampeou o celular da chefe de Governo da Alemanha.

O porta-voz Jay Carney disse que a Casa Branca "não vai entrar em alegações específicas que foram feitas em relatórios públicos".

Na véspera, o presidente Barack Obama assegurou à chanceler alemã que os Estados Unidos não espionam suas comunicações.

Carney indicou que durante uma conversa telefônica entre Obama e Merkel, "o presidente assegurou à chanceler que os Estados Unidos não espionam, e não espionarão as comunicações da chanceler".



Nesta quinta, a Alemanha convocou o embaixador americano em Berlim ante as suspeitas de espionagem.

"É correto que o embaixador americano foi convocado para uma reunião esta tarde com o ministro das Relações Exteriores Guido Westerwelle. No momento será apresentada claramente a posição do governo alemão", afirmou a porta-voz, confirmando uma informação divulgada pelo site da revista Der Spiegel.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação