Jornal Correio Braziliense

Mundo

Dois homens da Marinha americana são sequestrados diante da costa Nigeriana

No início da semana foi registrado um outro ataque pirata, mas nenhuma patrulha foi enviada para reforçar a segurança da região

Dois americanos, o capitão e o chefe da engenharia de um barco de abastecimento petroleiro, foram sequestrados perto da costa sul da Nigéria por piratas, informou nesta quinta-feira uma empresa de segurança particular.

"O ;C-Retriever;, com bandeira americana, foi atacado diante de Brass", no estado de Bayelsa, na quarta-feira (24/10), declarou à AFP Richard Fylon, da empresa privada de segurança Ake, com sede em Londres.

"O engenheiro chefe e o capitão foram sequestrados", disse, acrescentando que os dois são americanos. Um funcionário do Departamento de Estado americano confirmou o incidente.

Contudo, dois funcionários do Departamento de Defesa afirmaram que a Marinha ainda não recebeu a ordem para intervir no caso.

Segundo um diretor da empresa Ake em Lagos, que não quis se identificar, trata-se do primeiro sequestro de cidadãos americanos no sul da Nigéria em dois anos.



No início da semana foi registrado um outro ataque pirata, mas nenhuma patrulha foi enviada para reforçar a segurança da região.

O diretor da Ake também explicou que costumam participar desse tipo de ataque por volta de quinze piratas a bordo de duas ou três embarcações.

O porta-voz da Polícia de Bayelsa, Alex Akhigbe, e a Marinha nigeriana declararam à AFP não dispor de informações sobre o ataque.

O número de ataques no Golfo da Guiné, que inclui Nigéria, Benin e Togo, passou de 39 em 2010 para 62 em 2012, segundo a Chatham House, um instituto britânico de pesquisa de relações internacionais