Mundo

Dois homens da Marinha americana são sequestrados diante da costa Nigeriana

No início da semana foi registrado um outro ataque pirata, mas nenhuma patrulha foi enviada para reforçar a segurança da região

Agência France-Presse
postado em 24/10/2013 16:46
Dois americanos, o capitão e o chefe da engenharia de um barco de abastecimento petroleiro, foram sequestrados perto da costa sul da Nigéria por piratas, informou nesta quinta-feira uma empresa de segurança particular.

"O ;C-Retriever;, com bandeira americana, foi atacado diante de Brass", no estado de Bayelsa, na quarta-feira (24/10), declarou à AFP Richard Fylon, da empresa privada de segurança Ake, com sede em Londres.

"O engenheiro chefe e o capitão foram sequestrados", disse, acrescentando que os dois são americanos. Um funcionário do Departamento de Estado americano confirmou o incidente.

Contudo, dois funcionários do Departamento de Defesa afirmaram que a Marinha ainda não recebeu a ordem para intervir no caso.

Segundo um diretor da empresa Ake em Lagos, que não quis se identificar, trata-se do primeiro sequestro de cidadãos americanos no sul da Nigéria em dois anos.



No início da semana foi registrado um outro ataque pirata, mas nenhuma patrulha foi enviada para reforçar a segurança da região.

O diretor da Ake também explicou que costumam participar desse tipo de ataque por volta de quinze piratas a bordo de duas ou três embarcações.

O porta-voz da Polícia de Bayelsa, Alex Akhigbe, e a Marinha nigeriana declararam à AFP não dispor de informações sobre o ataque.

O número de ataques no Golfo da Guiné, que inclui Nigéria, Benin e Togo, passou de 39 em 2010 para 62 em 2012, segundo a Chatham House, um instituto britânico de pesquisa de relações internacionais

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação