Mundo

Estados Unidos teriam monitorado pelo 35 líderes mundias, diz The Guardian

O documento não têm os nomes dos líderes que teriam sido monitorados

postado em 24/10/2013 18:15
Segundo o jornal, os dados conhecidos hoje fazem parte dos arquivos do ex-analista da CIA e da NSA Edward Snowden
O serviço de inteligência dos Estados Unidos espionou conversas telefônicas de pelo menos 35 líderes mundiais, segundo informações divulgadas nesta quinta-feira (24/10) pelo jornal britânico "The Guardian". O documento não têm os nomes dos líderes que teriam sido monitorados.

[SAIBAMAIS]De acordo com o "The Guardian", a Agência de Segurança Nacional americana (NSA) incentivava os funcionários a descobrir número de telefone de líderes de países. Os possíveis contatos desses 35 líderes estariam entre mais de 200 números entregues à NSA.



Segundo o jornal, os dados conhecidos hoje fazem parte dos arquivos do ex-analista da CIA e da NSA Edward Snowden.

Em um documento interno com data de 27 de outubro de 2006, a NSA pede aos responsáveis de vários organismos do Executivo, incluindo Casa Branca, departamento de Estado e Pentágono, que "compartilhem seus números de telefone e endereços (e-mail) com a agência".

Apenas um destes responsáveis, cuja identidade e função não foram reveladas, entregou "200 números, entre eles os de 35 dirigentes mundiais", comemoram dirigentes da NSA no documento, acrescentando que o monitoramento destes números não deu grandes resultados.

The Guardian entrou em contato com o governo americano sobre este novo documento, mas não obteve resposta.


Ainda nesta quinta-feira (24/10), a Casa Branca negou-se a dizer se os Estados Unidos espionaram a chanceler alemã Angela Merkel, em meio às notícias de que Washington grampeou o celular da chefe de Governo da Alemanha.

*Com informações da AFP

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação