Mundo

Portugal reabre investigação sobre desaparecimento de "Maddie"

Madeleine McCann desapareceu em maio de 2007 na Praia da Luz, no Algarve, pouco antes de completar quatro anos

Agência France-Presse
postado em 24/10/2013 21:19
Depois de cinco anos arquivada, a investigação sobre o desaparecimento da pequena Madeleine McCann foi reaberta nesta quinta-feira (24/10), em Portugal, o que renovou as esperanças de seus pais, dias depois do apelo por informações feito pela Scotland Yard. "Estamos muito felizes", disseram em nota Kate e Gerry McCann, pais de "Maddie", desaparecida em 2007 em Portugal. "Esperamos que isso leve, finalmente, a encontrá-la e a descobrir quem é o responsável pelo crime", acrescentaram.



A Justiça portuguesa anunciou sua decisão de reabrir a investigação sobre o desaparecimento de Madeleine McCann, após uma proposta da polícia judicial que dava conta de "novos indícios", informou, em um breve comunicado.

A polícia explicou que esses "novos indícios" foram descobertos por uma equipe de investigadores baseada no Porto (norte). Desde março de 2011, eles estão encarregados de reexaminar o caso.

O jornal português "Correio da Manhã" publicou nesta quinta-feira que a polícia judicial está seguindo a pista de um possível sequestro organizado por uma rede pedófila.

Madeleine McCann desapareceu em 3 de maio de 2007 na Praia da Luz, no Algarve (sul de Portugal), pouco antes de completar quatro anos. Naquela noite, seus pais saíram para jantar e deixaram os três filhos dormindo sozinhos, sem a supervisão de um adulto.

A polícia portuguesa arquivou o caso em 2008, depois de 14 meses de polêmicas investigações, marcadas, sobretudo, pelas acusações aos pais. Depois de serem considerados suspeitos, ou de estarem envolvidos na morte acidental da pequena, eles foram descartados da investigação.

Já a família McCann sempre privilegiou a hipótese de um sequestro e organizou uma campanha midiática para encontrar Madeleine. Após dois anos estudando o caso, o Reino Unido abriu oficialmente sua própria investigação, em julho passado, e pediu a Portugal sua cooperação.

-- Novos depoimentos --

A polícia portuguesa enviou uma equipe para o sul do país para realizar os trâmites solicitados pelas autoridades britânicas. Com a reabertura do caso, voltará a coletar depoimentos.

"Acho que nos encontramos diante do melhor momento até então para compreender, finalmente, o que aconteceu com Madeleine", disse o principal inspetor da polícia britânica, Mark Rowley.

Os inspetores da Scotland Yard viajarão regularmente para Portugal, e as duas investigações serão feitas de forma paralela. "As duas partes da investigação se encontram em um estado relativamente inicial, e há muito trabalho por fazer", acrescentou Rowley.

Na semana passada, a polícia britânica recebeu mais de 2.400 telefonemas e e-mails de turistas de Reino Unido, Alemanha e Holanda, que costumam passar suas férias no sul de Portugal, depois que vários apelos por informações sobre esse caso foram feitos nesses três países.

Logo antes, a Scotland Yard havia publicado dois retratos falados de um homem que foi visto levando uma criança de "cabelos loiros" na noite do desaparecimento de Madeleine.

Os investigadores, que esperam conseguir interrogar esse homem, disseram estar "muito satisfeitos" com as informações recebidas. O apelo por testemunhas também será divulgado na Irlanda em novembro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação