Mundo

Noruega descarta destruir arsenal químico da Síria em seu território

Vários obstáculos são colocados para atender a demanda, como a falta de competência técnica e de infraestruturas adaptadas

Agência France-Presse
postado em 25/10/2013 08:22
Oslo - A Noruega anunciou nesta sexta-feira (25/10) que não poderá atender o pedido dos Estados Unidos de destruir em seu território parte do arsenal químico sírio. "Concluímos que, com vista aos prazos previstos na resolução da ONU, não é apropriado seguir pensando na Noruega como local de destruição do arsenal químico sírio", declarou o ministro das Relações Exteriores, Boerge Brende.

[SAIBAMAIS]Adotada no fim de setembro pelo Conselho de Segurança da ONU para evitar ataques dos Estados Unidos contra o regime sírio em represália por um ataque químico, a resolução 2118 prevê a destruição da totalidade do arsenal químico sírio, avaliado em quase 1.000 toneladas, até 30 de junho de 2014.



Na quarta-feira, Brende afirmou que o país estava analisando "seriamente" um pedido dos Estados Unidos para receber parte do arsenal químico sírio e destruir o material em seu território. O ministro havia informado que existiam vários obstáculos para atender a demanda, como a falta de competência técnica e de infraestruturas adaptadas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação