Mundo

Exército nigeriano diz ter matado 74 islamitas em operação contra rebeldes

Os ataques militares tiveram como alvos duas aldeias da região de Mainok, perto de Maiduguri, onde o Boko Haram foi fundado há uma década

Agência France-Presse
postado em 25/10/2013 13:57
Maiduguri - O exército nigeriano afirmou nesta sexta-feira (25/10) ter matado 74 supostos membros do grupo islamita Boko Haram em uma nova operação contra os rebeldes nos arredores de Maiduguri, reduto histórico da insurgência e capital do estado de Borno.

"Operações, combinando combates no terreno e ataques aéreos, levaram à destruição dos acampamentos terroristas identificados, matando 74 militantes suspeitos", declarou Mohammed Dole, porta-voz dos militares na região, acrescentando que a operação foi realizada na quinta-feira.

Os ataques militares tiveram como alvos duas aldeias da região de Mainok, perto de Maiduguri, onde o Boko Haram foi fundado há uma década. Na segunda-feira (21/10), uma primeira operação militar matou 37 islamitas no estado de Borno, segundo o exército.



Borno é um dos três estados do nordeste da Nigéria onde o exército lançou uma grande ofensiva em maio, para tentar acabar com a insurgência islâmica que abala a região há quatro anos. O presidente Goodluck Jonathan pediu aos líderes do exército para redobrar os seus esforços na luta contra os insurgentes que mataram centenas de civis, incluindo muitos estudantes, em uma nova série de ataques.

A rede telefônica está suspensa no estado de Borno desde o início da ofensiva. Não é possível verificar as informações do exército a partir de fontes independentes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação