Mundo

EUA acusam americano-iraniano de tentar comprar mísseis para o Irã

Reza Olangian foi detido na Estônia em 10 de outubro do ano passado e extraditado para os Estados Unidos em 26 de março

Agência France-Presse
postado em 25/10/2013 15:16
Um americano-iraniano preso no ano passado na Estônia foi acusado nesta sexta-feira (25/10) pelo tribunal de Nova York de tentar comprar mísseis para o governo do Irã, crime pelo qual poderia ser condenado a um mínimo de 25 anos de prisão.

Reza Olangian foi detido na Estônia em 10 de outubro do ano passado e extraditado para os Estados Unidos em 26 de março, acusado de tentar adquirir mísseis terra-ar e peças de aviões militares para o Irã, de acordo com um comunicado do Ministério Público.

Com base nas evidências disponíveis, o cidadão americano-iraniano será julgado por quatro acusações, incluindo conspiração para adquirir e transferir sistemas de mísseis terra-ar, pelas quais pode ser condenado a uma pena mínima de 25 anos de prisão se for considerado culpado.



Segundo os promotores, Olangian, junto com autoridades iranianas, tentaram, sem sucesso, comprar 100 mísseis terra-ar em 2007 para uso de Teerã.

Em 2012, Olangian iniciou novas negociações para tentar comprar essas armas, proibidas de serem vendidas para o Irã devido às sanções contra a República Islâmica.

Nesta segunda ocasião, o acusado entrou em contato com agentes secretos americanos e foi preso na Estônia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação