Mundo

Alerta de tsunami é suspenso após terremoto de magnitude 7.1 no Japão

Os moradores da região foram aconselhados a se distanciar do litoral mais cedo

Agência France-Presse
postado em 25/10/2013 18:50
Um alerta de tsunami foi suspenso no Japão, após a chegada de ondas de baixa intensidade à costa nordeste do Japão neste sábado (tarde de sexta-feira no Brasil), depois de um forte terremoto de magnitude 7.1 no oceano Pacífico que, por enquanto, não causou danos ou vítimas, anunciou a Agência Meteorológica japonesa.

"Suspendemos o alerta, mas o nível do mar pode continuar sendo sutilmente afetado durante metade do dia. Tenham cuidado se trabalham perto do mar", explicou um encarregado da Agência de Meteorologia japonesa durante entrevista coletiva.

A Agência, que suspendeu o alerta quase duas horas depois de emiti-lo, informou que não são esperadas novas ondas após as registradas até o momento e que não superaram os 55 centímetros.

Os moradores da região foram aconselhados a se distanciar do litoral.

Na usina de Fukushima, devastada em 2011 por um terrível terremoto de magnitude 9, não foram registrados problemas, informou a emissora de televisão NHK, citando a companhia Tokyo Electric Power (Tepco), que opera a central.

"Não houve aumento (de radiação) nos postos de controle de Fukushima Daiichi", acrescentou a emissora.

De forma preventiva, os funcionários da usina de Fukushima tinham sido retirados da central após os tremores.



Também não foram detectados problemas nas outras usinas nucleares, incluindo a de Onagawa, onde foi registrada a maior onda, de 55 centímetros.

Os 50 reatores do Japão estão desligados por precaução após a catástrofe de Fukushima.

O sismo de magnitude 7.1 aconteceu no sábado às 02h10 locais (15h10 de sexta, hora de Brasília), a uma profundidade de 10 km e 475 km a nordeste de Tóquio, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que inicialmente havia reportado um tremor de magnitude 7.5.

A emissora de TV NHK indicou um sismo de magnitude 7.3.

Até o momento, nem o USGS, nem a Agência de Meteorologia Japonesa registraram réplicas de grande magnitude.

No mês passado, o leste do Japão, uma região sismologicamente ativa, foi sacudido por um terremoto de magnitude 6,5 e os tremores foram sentidos a 600 quilômetros, em Tóquio.

Em março de 2011, mais de 18.000 pessoas morreram quando um terremoto submarino de magnitude 9 deu origem a um tsunami que varreu a costa nordeste do Japão, na pior catástrofe registrada no pós-guerra no país.

Os sistemas de resfriamento da usina nuclear de Fukushima foram destruídos, provocando a fusão dos reatores e obrigando dezenas de milhares de pessoas a deixar uma ampla região nas imediações da central.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação