Mundo

Clube dos EUA leiloa permissão para caçar rinoceronte na Namíbia

"O Clube Safári de Dallas está obtendo uma permissão do governo da Namíbia e leiloando esta permissão para caçar um rinoceronte negro", disse à AFP

Agência France-Presse
postado em 25/10/2013 19:34
Um clube de caça do Texas (sul dos Estados Unidos) quer leiloar uma permissão para matar um rinoceronte negro, espécie em risco de extinção, na Namíbia, a fim de ajudar a salvar a espécie, informou à AFP um funcionário do governo.

"O Clube Safári de Dallas está obtendo uma permissão do governo da Namíbia e leiloando esta permissão para caçar um rinoceronte negro", disse à AFP Tim Van Normal, do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos.

O jornal Dallas Observer noticiou, citando este clube do Texas, que a permissão poderia ser leiloada por até 750 mil dólares, e que o dinheiro arrecadado iria para um fundo para a conservação do rinoceronte negro.

Estes rinocerontes são considerados uma espécie em risco de extinção. Em toda a África há 4.800, segundo o Fundo Mundial para a Natureza.

Na Namíbia podem ser caçados até cinco por ano de uma população total de 1.800.



Para que os Estados Unidos concedam ao caçador permissão para entrar com seu troféu no país, ele deverá passar por uma checagem de antecedentes e terá de ser constatado que a eliminação do animal escolhido é benéfica para a conservação da espécie.

Van Norman disse que a Namíbia determinou que os rinocerontes mais velhos, que já deram cria e estão em declínio reprodutivo, são os melhores alvos para a caça.

"O governo namibiano (...) identifica animais específicos que eles acreditam que devem ser eliminados para aumentar o número total da população (de rinocerontes)", disse.

"Os rinocerontes negros são muito territoriais", razão pela qual os maiores impedem que os menores se reproduzam, explicou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação