Mundo

Maioria dos latinos nos EUA quer líder mas falta nome de projeção nacional

Na mesma enquete, porém, 9% responderam que essa liderança não existe, e 62% simplesmente disseram não saber se há um líder com alcance naciona

Agência France-Presse
postado em 25/10/2013 20:35
Washington - A comunidade latina nos Estados Unidos, integrada por mais de 50 milhões de pessoas, procura um líder de expressão nacional que represente seus interesses, de acordo com pesquisa divulgada nesta sexta-feira (25/10) pelo Pew Research Group.

"Quase três quartos da comunidade latina consideram que é necessário um líder, mas o mesmo percentual é incapaz de oferecer um nome" para essa responsabilidade, disse à AFP o especialista do Pew Research Group Mark Hugo López.

De acordo com a pesquisa coordenada por López, a soma dos que consideram "extremamente importante" e "muito importante" ter um líder latino representa 74% dos consultados.

Na mesma enquete, porém, 9% responderam que essa liderança não existe, e 62% simplesmente disseram não saber se há um líder com alcance nacional.

O fato de a esmagadora maioria querer um líder para a comunidade, mas ser incapaz de reconhecer um nome, "reflete a enorme discussão sobre uma pessoa que seja, por exemplo, o que César Chávez foi na década de 1960", explicou López.



Chávez, um defensor dos direitos dos trabalhadores agrícolas americanos falecido em 1993, é considerado, até hoje, a referência máxima para a comunidade latina.

"Acho que uma razão para esses números é a diversidade na comunidade latina, todos têm antecedentes diferentes. Mas também porque ainda não há muitos latinos em cargos públicos de evidência nacional", disse López à AFP.

Os nomes mais comumente mencionados são os da juíza da Suprema Corte dos EUA Sonia Sotomayor, nascida em Nova York mas de origem porto-riquenha; e o do senador republicano de origem cubano-americana Marco Rubio. Ambos têm apenas 5% das menções.

Atrás deles, aparecem o ex-prefeito de Los Angeles Antonio Villaraigosa, com 3%; e o representante Luis Gutiérrez, com 2% das menções.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação