Agência France-Presse
postado em 26/10/2013 08:38
Teerã - O presidente da comissão parlamentar iraniana de Assuntos Exteriores, Allaedin Borujerdi, afirmou neste sábado (26/10) que o país prossegue com o enriquecimento de urânio a 20%, desmentindo assim uma informação do porta-voz da comissão. "A atividade nuclear do Irã continua como no passado e prosseguimos enriquecendo urânio a 20%", declarou Borujerdi.Na quinta-feira (24/10), o porta-voz da mesma comissão, Hossein Naqavi Hosseini, havia afirmado que não havia "produção alguma". "Neste momento não há necessidade de produzir urânio (enriquecido) a 20%", disse ao site oficial do Parlamento. Um dia depois, Naqavi Hosseini afirmou à agência Fars que havia sido mal-interpretado e negou as declarações.
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que vigia todas as atividades de enriquecimento nuclear, incluindo as do Irã, se recusou a comentar a notícia. Os membros da comissão de Assuntos Exteriores do Parlamento iraniano são informados regularmente sobre os avanços do programa nuclear do país, mas o governo desmentiu em algumas ocasiões as declarações feitas por alguns membros da comissão a respeito.
O enriquecimento de urânio do Irã preocupa o Ocidente e Israel, que temem que o material a 20% seja utilizado para produzir no futuro urânio a 90%, que teria uso militar. O Irã nega a acusação e afirma que o urânio enriquecido a 20% está destinado a um reator de pesquisas de Teerã. Também insiste no direito ao enriquecimento de urânio, apesar das pressões da ONU para que interrompa o programa nuclear e das sanções econômicas internacionais.