Mundo

Terremoto de 7,1 no Japão provoca pequeno tsunami

Não há informações de vítimas ou danos à central nuclear de Fukushima

Agência France-Presse
postado em 26/10/2013 08:42
Tóquio - Um pequeno tsunami foi registrado neste sábado (26/10) na costa nordeste do Japão, após um terremoto de magnitude 7,1, sem informações de vítimas ou danos à central nuclear de Fukushima. A agência de meteorologia japonesa suspendeu o alerta de tsunami quase duas horas depois da emissão, mas aconselhou à população que se afastasse da costa do Pacífico, local do tremor. "Suspendemos o alerta, mas o nível do mar pode continuar sendo sutilmente afetado durante metade do dia. Tenham cuidado se trabalham perto do mar", explicou um funcionário da agência de meteorologia japonesa após o terremoto.


Uma onda de 40 cm atingiu a baía de Kuji, no município de Iwate, e a cidade de Soma, em Fukushima. A onda chegou a 30 cm em Ishinomaki, no município de Miyagi, uma cidade destruída pelo tsunami gigantesco de 11 de março de 2011. Segundo a empresa Tohoku Electric Power, uma onda de 55 cm atingiu o porto de Onagawa, que tem uma central nuclear.

Os funcionários da central nuclear de Fukushima, devastada por um tsunami em março de 2011, se refugiaram em uma área elevada durante o período do alerta, informou a operadora Tokyo Electric Power (Tepco). Segundo a imprensa local, o tsunami não provocou nenhum impacto na central nuclear.

De acordo com o canal NHK não foram registradas anomalias nem aumento dos níveis de radioatividade das instalações, assim como nas outras centrais nucleares da região. Os 50 reatores do Japão estão desligados por precaução após a catástrofe de Fukushima. O sismo de magnitude 7,1 aconteceu no sábado às 02h10 locais (15h10 de sexta, hora de Brasília), a uma profundidade de 10 km e 475 km a nordeste de Tóquio, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Até o momento, nem o USGS, nem a Agência de Meteorologia Japonesa registraram tremores secundários de grande magnitude. A área afetada é muito maior que a do terremoto de março de 2011, que deixou mais de 18.000 mortos e provocou a mais grave catástrofe nuclear desde Chernobyl. O Japão continua traumatizado com o terremoto de 9 graus de magnitude na costa nordeste em 11 de março de 2011, que provocou uma onda gigante de mais de 10 metros de altura.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação