Agência France-Presse
postado em 26/10/2013 16:01
Goma - As forças armadas congolesas (FARDC) assumiram o controle de Kibumba, neste sábado, no leste da República Democrática do Congo (RDC), em meio aos violentos combates que se arrastam há dois dias com os rebeldes do M23 - informou um oficial superior do Exército.[SAIBAMAIS]"Kibumba está nas mãos das FARDC a partir desta noite", declarou. A localidade de Kibumba fica cerca de 25 km ao norte de Goma, capital da província do Nord-Kivu, e bloqueia a zona controlada pelo M23, mais ao norte.
Os rebeldes se recolheram a essa zona desde o fim de agosto, após uma muscular ofensiva do Exército, apoiada pela Missão da ONU para a Estabilização da República Democrática do Congo (Monusco).
Na sexta-feira, violentos confrontos foram retomados entre o Exército e o M23, os mais intensos desde o final de agosto. O chefe da Missão da ONU, Martin Kobler, e a representante especial da ONU para a Região dos Grandes Lagos, Mary Robinson, fizeram um apelo a ambas as partes para que mostrem uma "contenção máxima". No sábado, porém, uma nova frente de conflito se abriu ao norte.
O M23 é ativo desde maio de 2012 em Nord-Kivu. Especialistas da ONU acusam os vizinhos Ruanda e Uganda de apoiar esse grupo armado, o que esses países sempre negaram. As negociações de paz retomadas em 10 de setembro em Kampala estão suspensas desde a última segunda-feira. Essa paralisação reforçou o medo de uma nova escalada da violência.