Mundo

Forças armadas congolesas assumem posição de Kibumba na RD do Congo

Controle aconteceu em meio aos violentos combates que se arrastam há dois dias com os rebeldes do M23

Agência France-Presse
postado em 26/10/2013 16:01
Goma - As forças armadas congolesas (FARDC) assumiram o controle de Kibumba, neste sábado, no leste da República Democrática do Congo (RDC), em meio aos violentos combates que se arrastam há dois dias com os rebeldes do M23 - informou um oficial superior do Exército.



[SAIBAMAIS]"Kibumba está nas mãos das FARDC a partir desta noite", declarou. A localidade de Kibumba fica cerca de 25 km ao norte de Goma, capital da província do Nord-Kivu, e bloqueia a zona controlada pelo M23, mais ao norte.

Os rebeldes se recolheram a essa zona desde o fim de agosto, após uma muscular ofensiva do Exército, apoiada pela Missão da ONU para a Estabilização da República Democrática do Congo (Monusco).

Na sexta-feira, violentos confrontos foram retomados entre o Exército e o M23, os mais intensos desde o final de agosto. O chefe da Missão da ONU, Martin Kobler, e a representante especial da ONU para a Região dos Grandes Lagos, Mary Robinson, fizeram um apelo a ambas as partes para que mostrem uma "contenção máxima". No sábado, porém, uma nova frente de conflito se abriu ao norte.

O M23 é ativo desde maio de 2012 em Nord-Kivu. Especialistas da ONU acusam os vizinhos Ruanda e Uganda de apoiar esse grupo armado, o que esses países sempre negaram. As negociações de paz retomadas em 10 de setembro em Kampala estão suspensas desde a última segunda-feira. Essa paralisação reforçou o medo de uma nova escalada da violência.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação