postado em 26/10/2013 19:23
Praga - Os social-democratas tchecos (CSSD) se mantêm na liderança das eleições legislativas antecipadas realizadas sexta e sábado, seguidos de perto pelos populistas do ANO e pelos comunistas do KSCM - de acordo com resultados parciais oficiais.Com 60% dos votos apurados, o CSSD obtinha 21,67% dos votos. Já o ANO, fundado em 2011 pelo influente empresário Andrej Babis, aparecia em segundo, com 18,67%; e, em terceiro, os comunistas do KSCM, com 16,13%.
Segundo esses resultados parciais, o CSSD e o KSCM conseguiriam apenas 94 das 200 cadeiras da Câmara Baixa. Já uma coalizão CSSD-ANO obteria pelo menos 99 assentos na Casa.
Leia mais notícias em Mundo
Até o momento, outros quatro partidos também alcançam o mínimo de 5% necessário para garantir a vaga no Parlamento: TOP 09 e ODS (direita), cristão-democratas do KDU-CSL (centro-direita) e o populista Usvit (Amanhecer da Democracia Directa) do empresário nipo-tcheco Tomio Okamura.
A taxa de participação dessas eleições foi de 58% frente os 62,6% registrados nas últimas legislativas, em 2010.
Ainda há dúvidas sobre a forma da futura coalizão de governo que substituirá o "gabinete de especialistas" do economista Jiri Rusnok, estabelecido após a queda, em junho, do governo de centro-direita de Petr Necas.
Petr Necas se tornou impopular por sua política de austeridade e por uma série de escândalos.
Com 10,5 milhões de habitantes, o país acaba de sair de uma recessão que durou 18 meses. A taxa de desemprego atingiu 7,6% em setembro.