Agência France-Presse
postado em 27/10/2013 09:48
Haia - A Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) informou neste domingo ter recebido no prazo exigido o programa de destruição do arsenal químico da Síria. "A OPAQ confirma que a República Árabe Síria apresentou, na quinta-feira 24 de outubro, a declaração inicial formal de seu programa de armas químicas", destaca a organização em um comunicado. O texto destaca que a "Síria atendeu o prazo" fixado.A declaração "permite estabelecer os planos para efetuar uma destruição sistemática, integral e verificada das armas químicas declaradas, assim como das instalações de produção e de montagem", completa a OPAQ, que tem sede em Haia.
[SAIBAMAIS]"Este plano geral de destruição foi submetido à análise do conselho executivo da OPAQ", organismo responsável por supervisionar a destruição do arsenal químico sírio após uma histórica resolução da ONU a respeito. A resolução 2118 determina a destruição do arsenal químico sírio até meados de 2014.
Leia mais notícias em Mundo
A resolução da ONU foi aprovada após um acordo entre Estados Unidos e Rússia sobre o desmantelamento do arsenal químico sírio, que afastou a ameaça de um ataque militar americano. A ameaça foi anunciada após um letal ataque com armas químicas atribuído ao regime sírio em 21 de agosto, perto de Damasco.