Agência France-Presse
postado em 27/10/2013 17:43
Viena - Os negociadores iranianos terão várias reuniões a partir desta segunda-feira, em Viena, para preparar o encontro com as potências do grupo 5%2b1 (China, Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e Alemanha), que acontece em Genebra, nos dias 7 e 8 de novembro.Na segunda-feira, o chefe dos negociadores iranianos, Abas Araghshi, vai se reunir com o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Yukiya Amano.
Essa agência da ONU também fará outras negociações com representantes iranianos.
Sete especialistas iranianos vão se encontrar com seus homólogos do grupo 5%2b1 para preparar a reunião de novembro em Genebra.
Todos esses encontros serão realizados a portas fechadas.
Israel e as potências ocidentais acusam Teerã de tentar fabricar a bomba atômica sob o disfarce de um programa nuclear civil. O governo iraniano nega.
Desde 2012, as sanções ocidentais contra esse país provocaram uma redução de 50% nas exportações e na receita com petróleo, a queda do valor da moeda nacional e uma inflação de cerca de 40%.
Interrompidas em abril, as negociações foram retomadas em meados de outubro em Genebra, em um encontro, no qual o Irã propôs um "mapa da paz" para resolver a crise.