Agência France-Presse
postado em 29/10/2013 12:48
Moscou - Um helicóptero de combate russo Ka-52 caiu nesta terça-feira (29/10) em um bairro residencial a sudeste de Moscou, no momento em que faziam testes, e seus dois pilotos ficaram feridos. A televisão russa exibiu imagens de fumaça saindo do avião, que caiu em uma área verde perto de edifícios. Ambos os pilotos foram hospitalizados, informou um porta-voz da polícia de Moscou.[SAIBAMAIS]De acordo com um assessor do ministro da Saúde, Igor Lanskoi, citado pela agência de notícias RIA Novosti, a vida dos pilotos "não está em perigo". Ele disse que um dos pilotos teve as costelas quebradas e o segundo uma fratura por compressão na coluna vertebral. O Ministério da Defesa indicou em um comunicado que o Ka-52 fez um "pouso forçado", enquanto passava por "testes" pela empresa Kamov, que desenvolveu este helicóptero.
De acordo com uma fonte próxima ao caso, citada pela agência de notícias Interfax, a aeronave "fazia um voo de teste para um programa de criação de uma versão para o Mistral", o navio de guerra comprado da França pela Rússia. "O helicóptero para o Mistral será projetado com base no Ka-52", se limitou a explicar à AFP um oficial da companhia Russian Helicopters.
Após longas negociações, a Rússia e a França assinaram um contrato em junho de 2011 por mais de um bilhão de dólares para a venda de duas bases de projeção e comando (BPC) do tipo Mistral. O primeiro porta-helicópteros foi lançado no dia 15 de outubro, em Saint-Nazaire (oeste da França).