Mundo

EUA acreditam que arsenal químico sírio será destruído até junho de 2014

"Cada vez tenho mais confiança de que estaremos em condições de cumprir esta tarefa antes da data limite de 30 de junho do próximo ano", declarou o secretário Thomas Countryman

Agência France-Presse
postado em 31/10/2013 14:57
Os Estados Unidos acreditam que o arsenal químico sírio será destruído no prazo estabelecido pela comunidade internacional, antes do fim de junho de 2014, afirmou nesta quinta-feira (31/10) um funcionário de alto escalão do Departamento de Estado.

"Cada vez tenho mais confiança de que estaremos em condições de cumprir esta tarefa - eliminar o programa de armas químicas da Síria - antes da data limite de 30 de junho do próximo ano", declarou à comissão de Relações Exteriores do Senado o secretário de Estado adjunto encarregado da Não-Proliferação, Thomas Countryman. "Estes prazos são ambiciosos, mas cumpríveis", acrescentou.

As armas químicas sírias conhecidas estão lacradas e as instalações de produção foram declaradas inutilizáveis, o que representa um êxito inicial para a comunidade internacional que, no entanto, tem dificuldades para obter avanços na organização de uma conferência de paz em Genebra.



Em Haia, a Organização para a Proibição das Armas Químicas (Opaq) anunciou que seus inspetores, que chegaram na Síria há um mês, instalaram lacres impossíveis de romper em depósitos contendo 1.000 toneladas de agentes químicos e 290 toneladas de armas químicas declaradas por Damasco.

A Síria tinha como prazo até a próxima sexta-feira para realizar esta tarefa e agora deve destruir de forma sistemática, integral e verificável todo o seu arsenal químico, segundo um programa que Damasco entregou no dia 24 de outubro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação