Mundo

Israel ataca base militar aérea no noroeste da Síria

A ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos informou várias explosões na madrugada de quarta-feira (30/10) na zona de uma base da defesa aérea síria em Sonar Jableh, na costa síria

postado em 31/10/2013 20:11
Israel atacou uma base aérea no noroeste da Síria, tendo como objetivo um carregamento de mísseis destinado ao movimento xiita libanês Hezbollah, informou nesta quinta-feira (31/10) a rede de televisão Al-Arabiya.

Um funcionário dos Estados Unidos confirmou à AFP que ocorreu um "ataque israelense", mas não deu detalhes sobre o objetivo. "No passado, os objetivos foram mísseis transferidos para o Hezbollah", recordou.


Responsáveis do governo israelense rejeitaram comentar a ação. Citando "fontes exclusivas" que não precisou, a Al-Arabiya informou que "o bombardeio teve como objetivo um carregamento de mísseis terra-ar destinado ao Hezbollah no Líbano", em referência ao poderoso movimento xiita libanês que combate os rebeldes ao lado das forças sírias.

[SAIBAMAIS]A rede americana de televisão CNN, que cita um responsável da administração americana, revelou que o ataque foi realizado por aviões israelenses contra mísseis e equipamentos que poderiam ser entregues ao Hezbollah.

A ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos informou mais cedo várias explosões na madrugada de quarta-feira (30/10) na zona de uma base da defesa aérea síria em Sonar Jableh, na região de Latakia, na costa síria.

Uma fonte da segurança síria revelou que um míssil caiu nas proximidades da base, sem causar danos. No início de maio, um alto responsável israelense admitiu que o Estado hebreu realizou ataques aéreos durante três dias contra a Síria para destruir armas destinadas ao Hezbollah.

"Cada vez que Israel obtiver informações sobre o transporte de mísseis ou armas da Síria para o Líbano, serão atacados", afirmou o responsável israelense, acrescentando que o Hezbollah é inimigo do Estado hebreu

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação