Mundo

Manifestação contra desemprego termina em confronto na França

Segundo a prefeitura, três pessoas ficaram feridas - um policial e dois manifestantes - e uma foi detida durante o protesto

Agência France-Presse
postado em 02/11/2013 18:06

Segundo a prefeitura, três pessoas ficaram feridas - um policial e dois manifestantes - e uma foi detida durante o protesto

Quimper - Uma manifestação contra o desemprego e uma nova taxa terminou em pancadaria neste sábado em Quimper, no oeste da França, após reunir entre 15 mil e 30 mil pessoas, informaram as autoridades locais. Segundo a prefeitura, cinco pessoas ficaram feridas - um policial e quatro manifestantes - e três foram detidas durante o protesto.

A confusão começou após o início do protesto, por volta das 15h00 local (12h00 Brasília), quando os manifestantes atacaram os policiais com pedras e foram reprimidos com jatos d;água e gás lacrimogêneo.

[SAIBAMAIS]Por volta das 20h00, após a dispersão da maior parte dos manifestantes, pequenos grupos de jovens permaneciam desafiando a polícia, informou a prefeitura.

O protesto em Quimper, cidade de 65 mil habitantes dirigida pelo prefeito socialista Bernard Poignant, ligado ao presidente François Hollande, partiu da Praça da Resistência, e os cartazes diziam: "Direito ao Trabalho", "Governo de Merda", "O Francês não é uma vaca leiteira" e "Bretões sim, ovelhas não".

Na sexta-feira, o primeiro-ministro Jean-Marc Ayrault advertiu sobre a "espiral de violência" na Bretanha, após outra manifestação, na semana passada, contra uma taxa ecológica sobre os caminhões.


Posteriormente, o governo socialista anunciou a suspensão desta "ecotaxa", que deveria entrar em vigor no dia 1; de janeiro, e alguns sindicatos retiraram o apoio ao protesto deste sábado, mas várias organizações patronais incentivaram a manifestação, e o ato em Quimper superou todas as expectativas.

"Esta manifestação é um grande sucesso a favor do emprego na Bretanha", declarou Christian Troadec, prefeito da cidade de Carhaix e um dos principais organizadores do evento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação