Mundo

Relações entre EUA e Arábia Saudita devem continuar, diz John Kerry

Kerry fez a declaração antes de uma reunião com o rei saudita Abdullah. A Arábia Saudita critica os Estados Unidos por sua falta de ação ante a tragédia síria

Agência France-Presse
postado em 04/11/2013 09:17
Riade - O secretário de Estado americano, John Kerry, declarou nesta segunda-feira (4/11) em Riad que as relações com a Arábia Saudita, irritada pela política de Washington no Oriente Médio, devem continuar "pelo bom caminho". "Neste momento devemos falar de temas muito importantes para garantir que a relação entre Arábia Saudita e Estados Unidos siga pelo bom caminho, avançando e fazendo as coisas que devemos realizar", afirmou ante os funcionários da embaixada de Riad.

Em visita a Riade, secretário de Estado do EUA John Kerry cumprimenta os filhos de funcionários da embaixada americana
Kerry fez esta declaração antes de uma reunião com o rei saudita Abdullah destinada a suavizar as tensões. A Arábia Saudita critica os Estados Unidos por sua falta de ação ante a tragédia síria, e não ocultou sua raiva depois que o presidente Barack Obama desistiu em setembro de lançar ataques contra o regime do presidente Bashar Al-Assad.



As autoridades sauditas também temem uma aproximação entre Estados Unidos e Irã, que acreditam que prejudicaria as monarquias árabes do Golfo. O secretário de Estado americano agradeceu ao soberano de 90 anos por conceder a ele uma audiência, "porque sei que atualmente não recebe muita gente".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação