Agência France-Presse
postado em 05/11/2013 10:04
Nova York - Um jovem que abriu fogo na segunda-feira (4/11) em um shopping de Paramus, estado de Nova Jersey, foi encontrado morto nesta terça-feira (5/11). Ninguém ficou ferido no incidente, que aconteceu às 21H20 locais (0H20 de Brasília, terça-feira) no Garden State Plaza Mall de Paramus, a 30 km de Nova York. O jovem foi encontrado em uma área em obras do centro centro comercial, no condado de County, informou o promotor John Molinelli. O suspeito, identificado como Richard Shoop, de 20 anos, cometeu suicídio com a mesma arma que usou no shopping. De acordo com Molinelli, ele deixou um bilhete.
[SAIBAMAIS]"Ninguém ficou ferido no incidente, nenhuma pessoa foi atingida, exceto o próprio Shoop, que tirou a vida. Não acredito que o senhor Shoop pensava em sair vivo daqui", disse o promotor. As autoridades fecharam o shopping depois dos tiros. "Entrou no shopping e deu pelo menos seis tiros a esmo contra diferentes direções", completou Molinelli. O incidente de segunda-feira foi o mais recente de uma série de episódios de tiroteios nos Estados Unidos. Na sexta-feira, um homem armado abriu fogo no aeroporto de Los Angeles e matou um funcionário da Agência de Segurança nos Transportes (TSA).
O FBI informou que o atirador tinha um bilhete no qual declarava que pretendia matar vários funcionários. O detido, de 23 anos, pode ser condenado à pena de morte pelo assassinato de um funcionário federal. Em 24 de outubro um soldado americano abriu fogo em um centro de recrutamento depois de receber uma advertência por má conduta. Foi detido por tentativa de assassinato. Três oficiais da Guarda Nacional do Tennesse ficaram levemente feridos. O episódio aconteceu um mês depois de um massacre que deixou 13 mortos, incluindo o autor dos disparos, em uma unidade da Marinha em Washington DC.
Em um percurso violento por quatro casas e um posto de gasolina, um homem matou cinco pessoas em 29 de outubro no Texas, antes de ser detido. E em um caso particularmente alarmante, um estudante de 11 anos foi indiciado em 24 de outubro, acusado de tentativa de assassinato depois de ser encontrado em uma escola de Vancouver (estado de Washington, oeste) com uma arma e 400 balas. Na mesma semana, policiais da Califórnia mataram um adolescente de 13 anos que caminhava pelas ruas da localidade de Santa Rosa com uma arma de ar comprimido, que os oficiais confundiram com um fuzil de assalto.