Agência France-Presse
postado em 06/11/2013 09:27
Tóquio - Prestigiadas redes de restaurantes do Japão admitiram ter mentido sobre os ingredientes utilizados em alguns de seus pratos, erros às vezes involuntários, mas que mancham a lendária qualidade do serviço japonês. No total, o erro, voluntário ou não, envolve 180 mil pratos servidos entre 2004 e 2013, o que representa um volume de negócios de 300 milhões de ienes (2,3 milhões de euros).Estabelecimentos reconhecidos, como o Ritz Carlton de Osaka e o Renaissance Sapporo Hotel (norte), se viram envolvidos neste escândalo que a cada dia parece se amplificar no país. Sucos de laranja naturais servidos por 840 ienes (6,3 euros) no "Café de Joel Robuchon" da rede Takashimaya de Nihonbashi eram, na realidade, sucos engarrafados "100% fruta". A Takashimaya também reconheceu que bifes servidos em vários de seus restaurantes eram provenientes de animais alimentados artificialmente.
Os dirigentes da Takashimaya, assim como todos os demais que se viram envolvidos neste escândalo, falaram diante das câmeras para pedir desculpas. Mas o caso é considerado grave a ponto de o ex-porta-voz do governo Yoshihide Suga afirmar que era "extremamente lamentável a perda da confiança dos clientes devido aos erros".
Ele pediu que a Agência de Consumo controle rigidamente a aplicação da lei sobre a rotulagem, que, segundo ele, foi encarada de maneira leviana.