Mundo

Polícia desaloja antiga sede da TV pública grega ocupada por ex-funcionário

Os policiais retiraram quase 200 pessoas que protestavam no local, mas nenhum incidente grave foi registrado

Agência France-Presse
postado em 07/11/2013 08:20
Atenas - A polícia começou a desalojar nesta quinta-feira (7/11) a antiga sede da televisão pública grega ERT, ocupada desde junho pelos trabalhadores demitidos após a súbita decisão do governo de fechar a emissora. Durante a madrugada, a polícia entrou no prédio da rádio e televisão, em um bairro da zona norte de Atenas. Os policiais retiraram quase 200 pessoas que protestavam no local, mas nenhum incidente grave foi registrado.

[SAIBAMAIS]Um membro do sindicato Pospert, que representa os trabalhadores do ERT, Nikos Tsimbidas, anunciou que estava detido. A agência grega ANA anunciou que a polícia prendeu outros três ex-funcionários do canal ERT, incluindo um dirigente do Pospert, o jornalista Panagiotis Kalfagiannis. Os ex-funcionários ocupavam a sede da ERT desde que o governo decidiu fechar a emissora em 11 de junho, o que deixou 2.600 pessoas sem emprego. O governo do primeiro-ministro conservador Antonis Samaras justificou a decisão de fechar a rádio e televisão pública pelo alto custo, de quase 300 milhões de euros por ano, mas anunciou a criação de um novo canal de TV para 2014.



Em meados de julho entrou no ar um canal de televisão estatal interino, DT (Televisão Pública), até a inauguração da nova emissora estatal Nerit. O novo canal, que segundo presidente do conselho Theodore Fortsakis tem por objetivo "a independência e a sobriedade econômica", pode entrar no ar em março.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação