Mundo

Exército sírio retoma controle de cidade rebelde perto de Damasco

A televisão pública confirmou a retomada de Sbeine, sitiada durante um ano pelo exército

Agência France-Presse
postado em 07/11/2013 11:32
Beirute - As tropas do regime sírio retomaram dos rebeldes nesta quinta-feira (7/11) o controle de um importante reduto ao sul da Damasco com ajuda de combatentes xiitas estrangeiros, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH). A televisão pública confirmou a retomada de Sbeine, sitiada durante um ano pelo exército. "Nosso exército retomou Sbeine e o povoado vizinho de Ghazala na província de Damasco depois de ter destruído as últimas posições dos terroristas", anunciou a TV, usando a terminologia oficial para designar os rebeldes.

[SAIBAMAIS]A localidade constituía uma retaguarda para os rebeldes no sul da capital, segundo o OSDH, que também informa sobre muitas baixas nos dois lados depois de vários dias de combates. A conquista de Sbeine foi precedida por nove dias de bombardeios intensos. O exército teve a ajuda de membros do poderoso Hezbollah libanês, da milícia paramilitar da Força de Defesa Nacional e de combatentes xiitas sírios e estrangeiros da Brigada Abul Fadl al Abas. Um ativista antirregime afirmou que o exército progride facilmente porque as regiões estão sitiadas há muito tempo. Abdel Rahman, do OSDH, atribui isso "às divisões entre os rebeldes". "Teme-se poela vida dos civis em Sbeine", acrescentou Rahman, enfatizando que o exército "poderá executar civis e acusar os rebeldes por isso".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação