Mundo

EUA consultam aliados sobre destruição das armas químicas da Síria

Os especialistas da OPAQ enviados à Síria para fazer cumprir a aplicação da resolução do Conselho de Segurança informaram ter concluído a inspeção de 22 das 23 instalações declaradas por Damasco

Agência France-Presse
postado em 07/11/2013 11:51
Bruxelas - O governo dos Estados Unidos iniciou uma série informal de contatos com vários países aliados para que participem na destruição do arsenal químico sírio, informou uma fonte do ministério belga das Relações Exteriores. Washington realizou em outubro "uma missão de trabalho exploratório com Bélgica, Noruega, França e Albânia para informar-se sobre as capacidades destes países para lidar com armas químicas", declarou à AFP a fonte.

[SAIBAMAIS]"Foi um primeiro contato com o objetivo de solicitar aos países um leque de opções, sem pedido formal", disse. "Desde então, as coisas avançaram com a Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) e os Estados Unidos consultam todos os aliados". O Conselho de Segurança da ONU aprovou em setembro a resolução 2118, que prevê a destruição de todo o arsenal químico sírio - avaliado em quase 1.000 toneladas que já estão lacradas - até 30 de junho de 2014.



Os especialistas da OPAQ enviados à Síria para fazer cumprir a aplicação da resolução do Conselho de Segurança informaram ter concluído a inspeção de 22 das 23 instalações declaradas por Damasco. Todos os equipamentos de produção de armas declarados foram "neutralizados", segundo o organismo. Com esta etapa encerrada, resta a fase de produtos, segundo a fonte belga. A OPAQ deve adotar até 15 de novembro um programa para a destruição do arsenal químico. "Nesta etapa serão necessárias contribuições da comunidade internacional", afirmou a mesma fonte.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação