Mundo

Kerry tenta na Jordânia salvar as negociações de paz no Oriente Médio

Para lutar por negociações de paz, o secretário de estado norte-americano se reuniu com o rei da Jordânia

Agência France-Presse
postado em 07/11/2013 13:47
Amã - O secretário de Estado americano, John Kerry, chegou nesta quinta-feira (7/11) a Amã em seu giro pelo Oriente Médio para tentar impedir que fracassem as negociações de paz entre Israel e os palestinos. Pouco depois de sua chegada, Kerry foi ao palácio se reunir com o rei da Jordânia, Abdullah II, um dos protagonistas do processo de paz. A reunião acontece depois que Kerry criticou novamente, em Jerusalém e na Cisjordânia, a colonização israelense nos territórios palestinos, que ameaça o processo de paz.

[SAIBAMAIS]"Esclarecemos um pouco alguns pontos, o que me alegra", declarou Kerry, após a reunião com Abdullah. "Creio que o mais importante é a confiança em você", afirmou, por sua parte, o rei jordaniano ao secretário americano. Kerry também manterá um encontro com o ministro das Relações Exteriores jordaniano, Naser Judeh, e com o presidente palestino Mahmud Abbas. O secretário de Estado já se reuniu com Abbas na véspera, na Cisjordânia,m e também falou em duas ocasiões com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, em uma tentativa de resolver a crise nas negociações de paz.



E tem a intenção de voltar na sexta-feira a Jerusalém para prosseguir com o diálogo, segundo fontes americanas. As negociações de paz, que foram retomadas no final de julho depois de quase três anos de interrupção devido a desacordos profundos, transcorrem num clima muito tenso e podem fracassar se Kerry não intervir, segundo fontes das duas parres. Os dois lados discordam sobre que base deve ser tomada como ponto de partida para as negociações principalmente a colonização judia dos territórios palestinos e sobre a divisão do território.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação