Mundo

Chanceler francês participa de reunião sobre programa nuclear do Irã

Segundo os negociadores, o Irã fez uma proposta em troca de um relaxamento das muitas sanções econômicas impostas pelo Ocidente por seu programa nuclear

Agência France-Presse
postado em 08/11/2013 10:20
Paris - O ministro francês das Relações Exteriores, Laurent Fabius, viaja nesta sexta-feira (8/11) a Genebra para participar das negociações sobre o programa nuclear iraniano, informou seu ministério. O anúncio repentino da viagem coincide com uma reunião prevista em Genebra entre o secretário americano de Estado, John Kerry, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohamad Javad Zarif, e a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton.

[SAIBAMAIS]"Um texto provisório está sendo negociado" e "Laurent Fabius considerou que é uma etapa que pode ser importante, e que exige ser abordada em nível ministerial", explicou o porta-voz de seu ministério, Romain Nadal. O Irã e o grupo 5%2b1 (Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido, França e Alemanha) começaram a se reunir na quinta-feira em Genebra para negociar os termos de um acordo sobre o programa nuclear iraniano.



Segundo os negociadores, o Irã fez uma proposta em troca de um relaxamento das muitas sanções econômicas impostas pelo Ocidente por seu programa nuclear. O núcleo das inquietações do Ocidente e de Israel, única potência nuclear do Oriente Médio, é o enriquecimento de urânio por parte do Irã. As grandes potências temem há anos que o objetivo de Teerã seja enriquecer urânio a 90% para fabricar bombas atômicas. A República Islâmica nega categoricamente estas acusações e afirma que seu programa é puramente civil.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação